Premiado como melhor ambiente de uso público da mostra, o Porão Unilux é assinado pelos arquitetos Beatriz Zeglin, Desterro Arquitetos e Mariana Maisonnave. Nele há memórias preservadas com técnicas construtivas e elementos contemporâneos que promovem uma atmosfera de encontros com novas experiências.
Passado e presente num mesmo ambiente. Novo e antigo, luz e sombras. Muitos ressignificados que preservam a história e criam novas experiências. O sofá Block, grande destaque do espaço, foi idealizado com módulos interligados e componíveis.
Revelado em camadas no processo de restauro, a penumbra dá lugar a luzes que enaltecem a preservação do bem tombado. Paredes e arcos em tijolo maciço revelam as técnicas construtivas da época, contrastados com as contenções em concreto e um sofá que permeia o ambiente.
Presente e passado em diálogo, em uma intervenção contemporânea que promove o encontro. Uma conversa de porão, entre o novo e o antigo, um ambiente que respeita a história e proporciona experiências que valorizam o agora.